Spiga

O futuro chegou: Mapas Online - Entenda melhor

Ok, no Brasil nem tanto. Mas estamos no caminho certo!

Estou me referindo aos sites de mapa online que usam tecnologias da web 2.0. Fico maravilhado com a facilidade que hoje tenho de encontrar lugares, e melhores caminhos para chegar nesses. Bom, vou começar falando um pouco de cada item que compõem esse círculo de inovações, entre eles Google Earth, Google Maps e Wikimapia.



Um programa que já estáa bem conhecido, porém é pouco usado é o Google Earth, um dos maiores investimentos dessa empresa! Ele reúne uma infinidade de fotos tiradas por satélites formando um globo terrestre que você pode aproximar ou recuar a imagem. O número de fotos é tão grande que a Google teve que se associar a empresas para ajudar a armazenar elas, porque nem os super escritórios da empresa aguentaram!

O programa reúne um monte de ferramentas legais, você incorporam pontos, pode ver as ruas de qualquer cidade, pode calcular a distancia em várias unidades de medida, ainda possui comunidades especiais que estão adcionando todos os pontos conhecidos, assim você não tem muito o que fazer.

O legal do google earth é que você pode mudar de país, de continente, num movimento simples do mouse! Vale a pena baixar!



A empresa gigante Google realmente acertou nesse site. Assim como o Google Earth ele reúne mapas do mundo inteiro incorporados formando um globo terrestre, o diferencial dele é a busca. Você pode buscar pelo endereço da pessoa que quer encontrar e é localizado o ponto exato onde ela mora. E ainda você pode incluir outro ponto (sua casa por exemplo) e com outra ferramenta o site traça a rota até o destino, com a distancia e o tempo médio!

Outros sites semelhantes e ÓTIMOS:
- Apontador
- Guia Mais


Wikimapia - Vamos descrever o mundo inteiro!

Esse é site muito semelhante ao Google Earth também! Mas como o slogan já diz "Vamos descrever o mundo inteiro!" Ele reúne uma infinidade de pontos que os próprios usuarios apontam, e depois são confirmados. Com isso você encontra até a lojinha da esquina da sua rua! Como também a câmera escondida de velocidade onde você pagou uma multa e nem sabia que tinha uma câmera! Para isso o site usa o mesmo sistema do Wikipedia. Onde o usuário praticamente compõem todo o site. Muito interessante. Você pode fazer uma busca pelo lugar que quer encontrar (uma danceteria por exemplo) que o site encontra pra você!


Ok, com tudo isso ficou fácil encontrar a casa do seu amigo de outra cidade! Mas não para por aí ainda. Todos os sites que citei acima possuem uma ligação entre si e você pode usá-los em conjunto como eu faço.

No começo do post eu mencionei que no Brasil o futuro não chegou tanto ainda. Isso porque se você for olhar em algumas cidades dos EUA no Google Earth você vai encontrar tudo em 3D! E como se isso não bastasse, no Google Maps você pode ver o tráfico atual de algumas cidade. Claro que isso vai demorar mais um pouco pra chegar no Brasil. Mas as possibilidades com esse novo mundo que se cria são infinitas!!


Adicionar esta notícia no Linkk

1 comentários:

  Anônimo

19 de julho de 2007 às 08:39

bm legalzaum...
concordo cm desições suas e comentários...mto inteligents...
rsrsrs...sem palavras...
bjoO