Spiga

O que são Gadgets?

São uma nova categoria de mini-aplicativos criadas para proporcionar informações e dados úteis, ou para melhorar uma aplicação ou um serviço Windows ou Web. Os exemplos de Gadgets podem ser desde um dispositivo que lhe informe o clima que funciona em seu desktop ou em sua homepage, um dispositivo RSS que extrai seus feeds favoritos ou a extensão de uma aplicação de negócios que mostra o estado atual de como anda seus negócios.
Assim, além de oferecer serviços diretos do próprio PC, os Gadgets tem a aparência que você lês dê.

Existem vários tipos de Gadgets:

Os Gadgets para Windows Sidebar serão executados na área de trabalho do Windows, na barra de ferramentas lateral, uma das novidades do Windows Vista. Com Windows Presentation Foundation, os Gadgets de desktop podem ser desenvolvidos com DHTML/Atlas, e inclusive com controles ActiveX.

Uma de suas maiores vantagens é que são ricos desde o visual e programação, passando por gráficos vetoriais e código administrado até técnicas padrão muito utilizadas na Web. Os Gadgets não exigem descargas adicionais para serem utilizados. Se “mantêm sozinhos”.


Os Gadgets baseados na Web proporcionam uma homepage rápida e fácil de personalizar com uma interface de usuário limpa, a qual permite que o usuário controle melhor sua experiência online.


Os Gadgets para Windows SideShow(também conhecidos como Auxilary Display Gadgets, o Gadgets de Telas Auxiliares) permitem que os usuários acessem a informação a partir de diferentes dispositivos. Deste modo, os usuarios podem ver seus dados quando desejarem, ou obter acesso instantâneo de um laptop, receber notificações na tela de um teclado ou tirar proveito das vantagens de um dispositivo móvel como o telefone celular. Os Gadgets para Windows SideShow se executam no PC e utilizam interfaces COM para enviar dados aos dispositivos. Combinada com o poder das aplicações desktop, a plataforma de Windows SideShow permite o ingresso a novos cenários e oportunidades.

E muitos outros! Os gadgest podem ser encontrados em vários sites, aqui nesse blog por exemplo você encontra vários gadgets de outros sites a direita ^^


Os miniaplicativos (gadgets) do Windows Vista

(Fonte: www.microsoft.com)


Adicionar esta notícia no Linkk

0 comentários: